Saindo da Deprê

Tudo Sobre Depressão, Tipos de Depressão, Sintomas e Tratamento
Vitaminas Para Depressão

Vitaminas Para Depressão e Outros Suplementos

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Vitaminas Para Depressão

Vitaminas para Depressão – Ao tentar lidar com os sintomas debilitantes da depressão, as pessoas geralmente recorrem primeiro a vitaminas, suplementos, ervas ou remédios caseiros. E não é de admirar – esses esforços para aliviar os sintomas geralmente são muito mais baratos e fáceis de obter.

Para alguns, pode ser parte de sua racionalização que a depressão “não seja tão ruim”, se puder ser tratada com vitaminas e suplementos.

Muitas pessoas encontram alívio em tomar vitaminas e suplementos para a depressão. Também é um dos tópicos mais pesquisados, por isso sabemos o que a ciência tem a dizer sobre a eficácia de tais tratamentos.

Mas é importante ter em mente que a depressão clínica é uma doença mental grave. Se não for tratada ou subtratada, pode causar danos e aborrecimentos significativos na vida de uma pessoa, afetando sua família, sua carreira ou trabalho escolar e até o futuro da própria pessoa.

Ao considerar esses tratamentos naturais alternativos, lembre-se de que também existem outros tratamentos eficazes. Isso inclui principalmente psicoterapia, como terapia cognitivo-comportamental e medicamentos antidepressivos.

Embora muitas pessoas se sintam confortáveis ​​começando primeiro a experimentar vitaminas e suplementos, uma pessoa também não deve descartar a importância de procurar um profissional de saúde mental para uma avaliação objetiva e um possível diagnóstico, se necessário.

Suplementos, ervas e vitaminas para depressão

Existe uma grande variedade de vitaminas, suplementos e ervas que se pode tentar ajudar com os sintomas de depressão.

Embora sejam fabricados de acordo com os padrões de segurança de qualidade alimentar, algumas pesquisas descobriram que os níveis de ingrediente ativo em suplementos podem variar. Sempre compre seus suplementos e vitaminas de fontes legítimas e tente manter marcas reconhecidas ou bem revisadas.

SAM-e (S-adenosilmetionina)

O SAM-e é uma substância produzida naturalmente em seu corpo quando o aminoácido metionina se combina com o adenosil-trifosfato (ATP), uma substância envolvida na síntese de melatonina, serotonina e dopamina – todos os químicos de neurotransmissores encontrados relacionados ao humor. Os suplementos alimentares SAM-e são uma forma artificial e estabilizada dessa substância que pode ajudar na produção desses neurotransmissores.

Existem mais de 40 estudos que avaliaram a eficácia do SAMe para depressão (Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, 2017). E uma revisão de 2002 (Hardy et al., 2002) da Agência dos EUA para Pesquisa e Qualidade em Saúde descobriu que o SAM-e era mais eficaz que um placebo e igualmente tão eficaz quanto os medicamentos antidepressivos.

Outras pesquisas, como um estudo de 2010 no American Journal of Psychiatry (Papakostas et al., 2010), descobriram que o SAM-e funciona bem em conjunto com antidepressivos SSRI, um medicamento comumente prescrito para depressão.

A pesquisa não definiu claramente uma dose eficaz para os suplementos de SAMe. No entanto, parece que uma dose entre 400 e 1.600 mg por dia tem sido comumente relatada em pesquisas (Mischoulon & Fava, 2002).

Os efeitos colaterais mais comuns do SAM-e incluem insônia, boca seca, tontura e possível diarréia. Pessoas que tomam anticoagulantes não devem tomar SAM-e, e este suplemento também pode interferir com outros medicamentos. Por favor, fale com seu médico antes de começar a tomar SAM-e.

Ácidos gordurosos de omega-3

Os ácidos graxos ômega-3 não são bons apenas para o coração. Pesquisas sugeriram e as experiências das pessoas mostraram que elas também podem ser boas para sua mente.

Você pode obter ácidos graxos ômega-3 naturalmente através de alimentos como óleos de peixe e nozes, ou através de um suplemento dietético.

Como Mischoulon et al. (2009) observaram que “os países com alta ingestão de peixes têm sido associados a taxas mais baixas de depressão, e os ácidos graxos n-3, particularmente o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), são propostos entre os fatores protetores.

O EPA parece ser o principal ácido graxo ômega-3 a ser focado, a fim de obter os efeitos mais benéficos.

Vários estudos demonstraram os potenciais efeitos benéficos do ômega-3 nos sintomas de depressão. Mischoulon et al. (2009) descobriram em um estudo randomizado, duplo-cego e padrão-ouro, que a EPA demonstrou uma vantagem distinta sobre o placebo (mesmo que não tenha atingido significância estatística).

Em um segundo estudo de 2009 da Osher & Belmaker, eles descobriram que “os ácidos graxos ômega-3 demonstraram ser mais eficazes que o placebo na depressão em adultos e crianças em pequenos estudos controlados e em um estudo aberto da depressão bipolar “. Esse estudo também não relataram efeitos colaterais significativos.

Procure um suplemento que contenha pelo menos 1.000 mg de EPA, de acordo com a Clínica Mayo (Hall-Flavin, 2012).

Vitamina B

As vitaminas B são componentes importantes que ajudam a regular a capacidade do seu corpo de transformar alimentos em outros produtos químicos de que seu corpo e cérebro precisam.

As dietas naturais da maioria das pessoas incluem muita vitamina B, uma vez que vem de alimentos comuns, como ovos, laticínios, carne e peixe. No entanto, se você evitar esses alimentos, poderá ter uma deficiência de vitamina B.

Você pode tomar vitamina B (a vitamina B-12 é a que você deseja) através de um suplemento multivitamínico ou por conta própria. Pesquisas sugerem que uma dose entre 1.000 e 2.500 mcg por dia é suficiente para a maioria das pessoas (Coppen e Bolander-Gouaille, 2005).

Os efeitos colaterais são raros, mas como a vitamina B pode interferir com outros medicamentos, é melhor conversar com seu médico antes de iniciar este suplemento.

Vitamina D

As vitaminas D são conhecidas como vitamina “luz do sol”, porque nosso corpo produz vitamina D por conta própria através da exposição ao sol. Se você não for exposto regularmente ao sol (pense durante o auge do inverno), isso pode afetar seu humor.

De fato, em uma grande metanálise de 31.424 indivíduos (Anglin et al., 2013), os pesquisadores encontraram uma forte correlação entre baixos níveis de vitamina D e sintomas de depressão.

A Clínica Mayo (2019) sugere uma dose típica de vitamina D entre 600 e 800 UI por dia. No entanto, muitos suplementos no mercado começam em 1000 UI e vão até 5.000 UI.

Como com qualquer suplemento, é mais seguro começar com a dose mais baixa possível e aumentá-la conforme necessário (de preferência com o conhecimento do seu médico) ao longo do tempo.

Erva de São João ( hypericum perforatum )

Esta é uma erva de nome memorável que tem sido usada como um tratamento bem-sucedido para a depressão por muitas décadas na Europa. É uma erva arbustiva com flores amarelas que cresce naturalmente em muitas partes do mundo.

Uma revisão sistemática da pesquisa de 2008 da Cochrane sobre a eficácia da erva de São João concluiu: “os extratos de erva de São João testados nos ensaios foram superiores ao placebo, igualmente eficazes como antidepressivos padrão e tiveram menos efeitos colaterais que os antidepressivos padrão” (Linde et al. 2008).

Os níveis de dose variam amplamente quanto à eficácia; portanto, geralmente é sugerido começar com 300 mg, 2 a 3 vezes ao dia (total de 600 a 900 mg por dia) e trabalhar a partir dessa dose, se necessário, até 1.800 mg no total por dia (Mayo Clinic, 2019).

Os efeitos colaterais são raros, mas como a erva de São João pode interferir com outros medicamentos, é melhor conversar com seu médico antes de começar a tomar esta erva.

Kava kava ( piper methysticum )

Kava kava ( piper methysticum ou apenas “kava” planejado) é um suplemento de ervas que vem das raízes de um arbusto nativo do Pacífico Sul. Seu uso para a depressão parece estar relacionado aos efeitos calmantes e anti- ansiedade que tem sobre as pessoas que a tomam.

Um estudo randomizado, padrão-ouro, controlado por placebo, demonstrou que reduziu substancialmente os sentimentos de ansiedade e depressão em 60 adultos que a tomaram (Sarris et al., 2009).

A dose sugerida de kava é de 200 a 300 mg por dia e parece não haver efeitos adversos graves na ingestão desta erva (Sarris et al, 2009; Rowe et al., 2011).

Probióticos

“Em 2001, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que os probióticos, como microrganismos vivos, quando tomados em certas quantidades, levam a benefícios de saúde para o hospedeiro” (Huang et al., 2016).

Nos anos mais recentes, descobrimos que há uma conexão definitiva entre cérebro e intestino, onde a composição de microrganismos intestinais afeta o nosso estado emocional. Não é surpreendente, então, que muitas pessoas estejam recorrendo aos probióticos para ajudar a aliviar os sintomas da depressão.

A pesquisa valida essa conexão. Em uma metanálise realizada em 2016 de cinco estudos que examinaram os efeitos dos probióticos, os pesquisadores descobriram que o uso de probióticos estava associado a uma redução significativa nos sintomas de depressão (Huang et al., 2016).

Esses efeitos podem não se aplicar a adultos com mais de 65 anos. Quatro dos estudos incluíram uma forma de bifidobactéria ( breve, bifidum, lactis ou longum ) em combinação com um ou mais dos seguintes: acidophilus , lactobacillus helveticus ou lactococcus lactis ; um estudo utilizou apenas lactobacillus pentosus .

Uma cápsula diariamente por 4 a 8 semanas parece ser a dosagem mais usada nesta análise (Huang et al., 2016).

Numérico (curcumina)

Poderia um tempero comum usado por séculos em pratos indianos e outros realmente ser um poderoso antidepressivo? Aparentemente sim.

Segundo Kunnumakkara et al. (2017), “Um estudo realizado por Sanmukhani et al. confirmou que a curcumina é eficaz e segura para o tratamento de pacientes com transtorno depressivo maior sem ideação suicida concomitante ou outros transtornos psicóticos (Sanmukhani et al., 2014).

Em outro estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, foi observado que 4 a 8 semanas de tratamento com curcumina foram eficazes para melhorar vários sintomas relacionados ao humor nesses pacientes (Lopresti et al., 2014). ”

Os pesquisadores estudaram pacientes que tomaram 500 mg, duas vezes ao dia, para uma ingestão diária total de 1000 mg (Sanmukhani et al., 2014; Lopresti et al., 2014). Geralmente não há efeitos colaterais adversos em tomar este suplemento.

5-HTP

O 5-HTP (5-hidroxitriptofano) é um produto químico formado a partir do L-triptofano, um importante componente protéico para o corpo e a mente. Conseguimos a maior parte do nosso L-triptofano naturalmente através de alimentos como leite, frango, peru, batata e couve.

No entanto, se você não ingerir muitos desses alimentos, pode sofrer de uma deficiência de L-triptofano e, por sua vez, uma falta de 5-HTP. Pensa-se que o 5-HTP ajude a aumentar os níveis de serotonina do corpo, implicados em distúrbios de humor e depressão.

O 5-HTP é um produto químico complicado, no entanto, e a pesquisa encontrou resultados variados no tratamento da depressão. Especificamente, a pesquisa descobriu que, se não administrada de maneira equilibrada com outra substância (como a carbidopa), pode resultar em falta de eficácia (Hinz et al., 2012).

Os mesmos pesquisadores descobriram que, durante meses de uso, “a administração de 5-HTP sozinha pode esgotar a dopamina, a norepinefrina e a epinefrina, exacerbando essas condições”.

Em resumo, não é recomendável tomar suplementos de 5-HTP para depressão devido a essas preocupações, e principalmente porque eles não incluem carbidopa (um medicamento de prescrição).

Se você estiver interessado em tomar 5-HTP, converse com seu médico sobre isso em conjunto com uma prescrição de carbidopa. A dosagem de 5-HTP parece estar tipicamente entre 200 – 600 mg por dia (Hinz et al., 2012).

 Vitaminas para depressão – Conclusão

Embora a maioria dos suplementos e vitaminas seja segura, você sempre deve consultar o seu médico antes de iniciar qualquer novo regime de vitaminas ou suplementos – especialmente se você estiver tomando um medicamento. Alguns suplementos podem interagir de maneira negativa com certos medicamentos, algo que seu médico saberá e poderá oferecer orientação sobre como proceder.

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