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Depressão Situacional

Depressão Situacional

O que a psicologia fala sobre a depressão?

Depressão Situacional – Quando você diz que se sente deprimido, na maioria dos casos quer dizer que se sente deprimido ou exausto porque está preocupado com alguma coisa.

A maioria das pessoas se sente triste de tempos em tempos, mas isso não significa que eles sofrem de depressão. A depressão descreve esse tipo de sentimento, mas de uma maneira que limita as atividades diárias e impede as pessoas de fazerem o que costumam fazer e do que gostam.

Depressão é um distúrbio mental. Isso significa que depressão é uma doença. Tanto o cérebro quanto o resto do corpo são afetados por essa condição. Mas é importante lembrar que a depressão é tratável.

Você deve fazer as seguintes perguntas: Eu me senti diferente, mais temperamental e mais ansioso ultimamente? Algo me incomodou ultimamente? Nesse caso, esse sentimento de tristeza pode ser uma reação à situação atual.

Senti-me mal-humorado e preocupado de uma maneira que me impede de viver minha vida do jeito que estou acostumado?

Qual a diferença entre tristeza e depressão?

Fique de olho e procure um médico caso você apresente alguns dos sintomas abaixo por duas semanas ou mais:

  • Tristeza
  • Desânimo e fadiga
  • Insônia
  • Perda ou aumento de apetite
  • Falta de esperança
  • Dificuldade em sentir prazer nas coisas
  • Sonolência excessiva
  • Sentimento de culpa

Depressão situacional

A maioria das pessoas experimenta depressão situacional pelo menos uma vez na vida – e provavelmente mais. É um tipo de depressão de curto prazo que pode ocorrer após um evento particularmente traumático, como mudanças drásticas no seu estilo de vida, incluindo divórcio, perda de emprego, morte na família ou de um amigo próximo e aposentadoria.

Quando se torna difícil se ajustar às mudanças que estão ocorrendo, a depressão pode assumir o controle e a pessoa com depressão situacional pode apresentar sintomas semelhantes a outros tipos de depressão – incluindo depressão clínica.

A maneira como esses dois tipos de depressão são tratados de maneira muito diferente devido a algumas diferenças importantes envolvidas. Situações que dominam nossa capacidade de lidar – como sobreviver a um grande desastre, acidente ou doença grave – podem nos levar a um ponto de depressão.

A incapacidade de lidar geralmente promove outros sintomas, como raiva, irritabilidade, insônia ou dormir muito e muito mais. Você precisa entender as diferenças entre os tipos de depressão situacional e outros e aprender a reconhecer os sintomas para poder ser diagnosticado e tratado adequadamente.

Causas da Depressão Situacional

Você pode ter experimentado ou conhecer alguém que sofreu crises de depressão após um grande evento da vida ou mudanças que dificultam o enfrentamento. Enquanto na depressão clínica, as pessoas têm desequilíbrios químicos definidos no cérebro – na depressão situacional os sintomas são provocados por determinadas situações em suas vidas.

Pesquisas indicam que adultos e adolescentes terão os sintomas de depressão situacional em algum momento de suas vidas. E o problema está crescendo com a quantidade de estresse que cria em nossas vidas.

Problemas em um relacionamento, perda ou demissão de um emprego ou até pequenos contratempos podem resultar em crises de depressão situacional. Às vezes, as habilidades de enfrentamento são inadequadas para superar esses momentos sem sentir tristeza, remorso, medo ou desesperança.

Ao contrário de lidar com um transtorno depressivo maior, a depressão situacional é apenas temporária e desaparece após a pessoa se adaptar ou enfrentar a situação. Alguns médicos e pesquisadores se referem à depressão situacional como um “distúrbio de ajuste” em vez de rotulá-la de depressão real.

Embora a depressão situacional possa desaparecer após algumas semanas ou meses, ela não deve ser ignorada. A depressão situacional pode facilmente se transformar em um transtorno depressivo maior se não for tratada e tratada adequadamente.

Se você acha que pode estar deprimido após um evento particularmente estressante em sua vida e não consegue lidar com as demandas da vida cotidiana, converse com seu médico sobre o problema, o que está enfrentando e encontre uma solução para ajudá-lo.

Diagnóstico e tratamentos para a depressão situacional

Quando uma pessoa gravemente deprimida visita um médico para o problema, o médico tenta discernir qual tipo de depressão a pessoa tem. Se a pessoa passou recentemente por um período devastador ou cheio de tristeza em sua vida, o médico buscará alívio para a situação, prescrevendo um medicamento por um breve período de tempo ou recomendando aconselhamento ou outra forma de tratamento.

Na maioria das vezes, você desenvolverá os sintomas da depressão situacional em cerca de 90 dias a partir do evento desencadeante. Informe o seu médico sobre o evento passado e informe-o do que está sentindo.

Por exemplo, apatia, problemas de sono, tristeza, períodos de choro prolongado, ansiedade infundada, preocupação excessiva, problemas de concentração e abandono de atividades sociais e interações com familiares e amigos são sintomas que você deve informar ao seu médico para que ele possa fazer o diagnóstico correto.

O médico deve então determinar se a depressão se originou do evento traumático e é de natureza temporária ou se transformou em um transtorno depressivo maior e mais grave.

Se o médico achar que você tem depressão situacional grave, ele pode prescrever medicamentos antidepressivos ou anti-ansiedade para ajudar a combater os sintomas e ajudá-lo a funcionar em sua vida diária.

O distúrbio de ajuste é uma forma de depressão situacional que exibe um grupo de sintomas – tristeza, perda ou ganho de peso, problemas de sono e muito mais. Você pode estar tendo dificuldades para lidar com a mudança que ocorreu em sua vida e precisa de ajuda para resolver o problema.

Para chegar a um diagnóstico de depressão situacional, o médico perguntará sobre eventos passados ​​que você pode ter experimentado que poderiam ter desencadeado a depressão. Certifique-se de informar se você esteve doente, teve dificuldades com a escola ou no trabalho, sofreu a morte de um amigo ou ente querido, mudou-se para um local diferente ou está envolvido com problemas de relacionamento.

Você também pode precisar de uma avaliação psicológica completa para garantir que seus sintomas não sejam causados ​​por outro transtorno mental, como TEPT, distúrbio químico do cérebro, alterações hormonais ou qualquer outra coisa que precise de tratamento.

Se o médico diagnosticar você com depressão situacional, ele poderá recomendar bloqueadores da recaptação de dopamina, como bupropiona ou ISRSs (inibidores seletivos da captação de serotonina), como sertralina (Zoloft) e citalopram (Celexa).

Se a depressão não for considerada grave o suficiente para a medicação, o médico pode recomendar psicoterapia de suporte para ajudá-lo a desenvolver os mecanismos de enfrentamento necessários para lidar com a depressão.

As habilidades de enfrentamento são de vital importância para curar a depressão situacional, pois ajudam a evitar ou a lidar com futuros tipos de situações que podem desencadear sintomas de depressão novamente.

A TCC (terapia cognitivo-comportamental) é outra forma de tratamento que um médico pode recomendar. Este tratamento pode ajudá-lo a reconhecer seus sintomas e resolvê-los com as habilidades de enfrentamento necessárias.

O médico, juntamente com o paciente, deve monitorar cuidadosamente o paciente para garantir que a medicação e os tratamentos alternativos estejam funcionando. Se ocorrerem pensamentos suicidas, o médico deve ser consultado imediatamente.

Reconhecendo os sintomas da depressão situacional

Os sintomas comuns da depressão situacional incluem humor baixo na maioria das vezes, desesperança e choro contínuo e incontrolável. Uma criança pode apresentar sintomas de depressão situacional passando de um bom aluno para um que deixa a escola, fica com problemas ou recebe notas mais baixas do que o normal.

Outros sintomas podem incluir dores de estômago ou dores de cabeça sem motivo perceptível, palpitações cardíacas, insônia ou sono demais, mudanças na dieta ou hábitos alimentares, nervosismo, não ir ao trabalho ou à escola e mudanças nas atividades sociais.

Os sintomas também podem se manifestar como fadiga extrema ou abuso de álcool ou drogas. Esses sintomas também podem ser sintomas de outras doenças físicas, portanto seu médico provavelmente fará uma série de testes psicológicos para garantir que você não sofra de um distúrbio mais sério, como depressão maior, TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) ou uma doença física.

Se você normalmente não é do tipo de pessoa que tem humor baixo ou qualquer outro sintoma de depressão, pode estar sofrendo de depressão situacional. Pense nas últimas semanas ou meses e lembre-se de situações ou perdas que podem desencadear seus sentimentos de depressão.

Sofrer a perda de um ente querido, problemas de relacionamento, perda de emprego e outros eventos problemáticos por exibir sintomas de depressão é normal, mas esses sentimentos não devem ser suprimidos.

A falta de ajuda para a depressão situacional pode resultar em seus sentimentos normais se transformarem em um grave transtorno depressivo. Não ignore os sintomas de depressão situacional, como a perda de interesse em atividades que antes considerava prazerosas ou incapazes de se concentrar ou funcionar adequadamente diariamente.

Pense também em outros fatores que podem estar desencadeando sua depressão, como efeitos colaterais de drogas ou álcool, infecções como mononucleose, hepatite viral ou AIDS, distúrbio menstrual ou diagnóstico de câncer ou artrite reumatóide

Uma deficiência nutricional como B6 ou B12 e ocorrências neurológicas como a doença de Parkinson, esclerose múltipla ou derrame recente também podem ser sintomas de depressão situacional.

Dicas para gerenciar a depressão situacional

Além dos sintomas reais de depressão situacional, um dos sentimentos mais problemáticos do distúrbio é o sentimento de desamparo que você sente. Sentir que você não tem controle ou poder pode ser ainda mais deprimente.

É por isso que aprender o máximo possível sobre o distúrbio ajudará você a lidar com os sintomas. Embora a intervenção profissional seja geralmente necessária para obter controle total sobre o distúrbio, existem alguns métodos que você pode usar para ajudá-lo a assumir o controle mais uma vez.

Conheça os seus medicamentos para poder conhecer os efeitos colaterais e outros medicamentos que você deve evitar. Tente reconhecer o que pode desencadear um sintoma depressivo. Por exemplo, se certos amigos ou colegas de trabalho podem mudar seu humor de ótimo para baixo, evite a interação, se puder.

Aprenda e pratique habilidades de enfrentamento. Como livrar seu cérebro de pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos pode ajudar tremendamente, além de mantê-lo no caminho certo para uma recuperação completa.

Leia livros de auto-ajuda de médicos e terapeutas respeitáveis ​​e procure ajuda em sites e blogs. Esta e outras linhas de suporte com as quais você pode se conectar podem ajudar a descobrir maneiras desconhecidas de ajudar a lidar com a depressão.

Escolhas de dieta saudável e exercícios são essenciais para lidar com qualquer tipo de depressão. Quando você negligencia sua saúde, todo o seu sistema fica desequilibrado – então vá a academia e faça alterações em sua dieta, se necessário.

Evite álcool e drogas. Qualquer uma ou todas essas substâncias não melhorará sua depressão como às vezes se pensava. De fato, eles tendem a piorar os sintomas. Lembre-se de que eles também podem interagir negativamente com os medicamentos prescritos pelo médico.

Quebre um mau hábito. Mudar sua vida de maneira negativa de positiva ajuda a superar os sintomas da depressão. Por exemplo, se você estava fumando, tome medidas para fumar mais. Troque velhos hábitos e faça algo novo ou participe do hobby que você sempre quis experimentar.

Crie uma rotina para si mesmo que funcione. Planejar com antecedência elimina a ansiedade de situações que poderiam parecer estressantes. Sair com amigos positivos e otimistas e familiares, em vez de se isolar. Eles podem ser uma fonte de incentivo e apoio durante os tempos sombrios.

Depressão situacional e os melhores remédios naturais para tratá-la

Quando suas emoções estão desequilibradas, existem alguns remédios naturais que vale a pena tentar voltar aos trilhos. Pesquisas provaram que muitos casos de depressão a curto e longo prazo se devem à falta de vitaminas do complexo B.

A vitamina B6 e o ​​ácido fólico podem ajudar a regular os sintomas depressivos e até aumentar a eficiência de suas prescrições, como medicamentos antidepressivos e anti-ansiedade.

O remédio herbal St. John’s Wort tem sido a escolha de muitos para o tratamento de humor e transtornos depressivos. Não tome St. John’s Wort se você já estiver tomando pílulas anticoncepcionais, antidepressivos ou retrovirais por causa de possíveis interações perigosas.

O óleo de peixe contendo ácidos graxos ômega-3 é um complemento também conhecido por manter a eficiência da mente. O óleo de peixe contém o ácido graxo essencial, DHA (ácido docosahexaenóico), que está presente nos tecidos nervosos e cerebrais.

Acredita-se que o mesmo alivie os sintomas da depressão mais rapidamente do que o hipericão. Certifique-se de tomar apenas as cápsulas ou comprimidos com revestimento entérico na forma de butanodissulfonato e com o estômago vazio.

Assim como o álcool e as drogas, a cafeína pode interferir nos sintomas depressivos. Reduza ou evite completamente todas as formas de cafeína. A acupuntura também pode ser considerada um remédio natural para transtornos de humor e depressão.

Se você tiver depressão situacional por mais de seis meses, consulte um profissional de saúde mental ou um conselheiro de luto que possa ajudá-lo a chegar à raiz da depressão situacional e levá-lo a uma recuperação completa.

Lembre-se de que existem inúmeras maneiras de diminuir os sentimentos de depressão. Tente alguns métodos naturais, juntamente com a recomendação do seu médico, até encontrar um que funcione bem para você.

Existe um método que funcionará para você. A pior coisa que você pode fazer é ignorar os sintomas e deixá-los se transformar em um transtorno depressivo ainda pior que pode mudar sua vida drasticamente – e para sempre.

Finalmente, você pode escolher outra resposta para o que a vida lhe causou. Tente não deixar a depressão tirar o melhor da alegria que você pode experimentar hoje. Liberte-se dessas emoções em espiral descendente escolhendo uma resposta diferente e mais animadora.

2 thoughts to “Depressão Situacional”

  1. Você quer SAIR da DEPRESSÃO e NÃO SABE COMO?
    Saia agora da DEPRESSÃO e volte a sentir toda a beleza da VIDA
    Coloque em prática todos os ensinamentos, você é especial na vida de alguém
    vamos juntos curar o que te impede de viver bem, Depressão tem cura!

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