Saindo da Deprê

Tudo Sobre Depressão, Tipos de Depressão, Sintomas e Tratamento
Depressão Sazonal

Depressão Sazonal – Diagnóstico e tratamento

O que saber sobre a Depressão Sazonal?

Depressão Sazonal – O transtorno afetivo sazonal (SAD) agora é mais conhecido como transtorno depressivo maior com padrão sazonal. É um tipo de depressão que tende a afetar pessoas que vivem em países mais distantes do equador. É mais comum durante os meses de inverno e tende a desaparecer na primavera.

Outros nomes para transtorno depressivo maior com padrão sazonal incluem SAD, depressão no inverno e depressão sazonal.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (APA), a condição afeta cerca de 5% das pessoas nos Brasil.

Os sintomas podem durar aproximadamente 40% do ano.

Neste artigo, examinamos como essa condição se desenvolve, quem pode estar em risco e as opções de tratamento disponíveis.

O que é o SAD? (Depressão Sazonal)

SAD é uma condição sazonal que tende a afetar as pessoas durante os meses de inverno.

Pessoas com SAD, ou transtorno depressivo maior com padrão sazonal, apresentam sintomas de depressão com frequência cada vez maior à medida que os dias começam a ficar mais curtos. Esses sintomas melhoram lentamente no início da primavera, à medida que a quantidade de luz solar aumenta.

A APA sugere que essa condição possa ocorrer quando a exposição reduzida à luz solar desencadeia um desequilíbrio químico no cérebro. No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar a causa.

Mudanças sazonais na luz solar afetam os ritmos circadianos que regulam o senso de tempo de uma pessoa. Algumas pessoas consideram esse o seu “relógio biológico interno”, e a interrupção do ritmo circadiano pode atrapalhar significativamente o humor.

Segundo a Harvard Medical School, as mulheres experimentam SAD com mais frequência do que os homens . A depressão sazonal também se desenvolve em jovens com mais frequência do que em adultos mais velhos.

Também é mais comum em pessoas que vivem mais ao norte do equador, pois o inverno reduz ainda mais as horas de luz do dia nesses locais.

Menos comumente, algumas pessoas experimentam a depressão sazonal durante os meses de verão.

Sintomas da depressão sazonal

Os sintomas da SAD são semelhantes aos da depressão. A principal diferença é que os sintomas se desenvolvem à medida que o inverno se aproxima e se resolve durante a primavera.

Os sintomas da maioria das pessoas ocorrem e desaparecem todos os anos na mesma época.

Os sintomas são geralmente leves à medida que o outono avança e as horas da luz do dia começam a diminuir. A severidade, características e padrões da depressão sazonal podem variar consideravelmente de pessoa para pessoa.

Os sinais e sintomas da SAD tendem a incluir:

  • sentimentos de ansiedade desproporcionais à sua causa ou gatilho
  • sentimentos de culpa e inutilidade
  • estresse e irritabilidade
  • dificuldades em tomar decisões
  • concentração reduzida
  • humor baixo consistente
  • libido reduzida
  • atividade inquieta, como estimulação
  • chorando, geralmente sem gatilho aparente
  • sensação de fadiga , mesmo após uma noite inteira de sono
  • dormindo por muito tempo
  • aumento do apetite
  • retirada social e um interesse reduzido em atividades que antes proporcionavam prazer
  • Dificuldade de concentração
  • comer demais e possível ganho de peso
  • ideação suicida

Um médico pode não diagnosticar essa condição em pessoas que sofrem de depressão sazonal como efeito de estressores psicossociais sazonais. Por exemplo, pessoas que trabalham sazonalmente podem não ter emprego durante o inverno e, como resultado, podem apresentar alguns sintomas de depressão.

Algumas pessoas experimentam esses sintomas durante o verão e não no inverno, com sintomas que desaparecem durante o inverno. No entanto, a apresentação mais comum do SAD ocorre durante os meses de inverno.

Fatores de risco

Certos fatores podem afetar o risco de uma pessoa desenvolver depressão sazonal. Discutimos isso com mais detalhes abaixo:

Sexo

As mulheres são mais propensas que os homens a sofrer SAD, embora isso possa ser devido à maior prevalência de depressão geral entre as mulheres.

De acordo com uma visão geral de 2015 da revista Depression Research and Treatment , os diagnósticos de SAD são quatro vezes mais comuns em mulheres que em homens.

Geografia

O Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH) sugere que viver mais longe do equador pode aumentar o risco de desenvolver depressão sazonal.

Pessoas que vivem em lugares onde os dias são muito mais curtos no inverno são mais suscetíveis.

História de família

Ter parentes próximos com histórico de outros tipos de depressão pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de depressão sazonal.

História pessoal de depressão

Pessoas com histórico de depressão ou transtorno bipolar , bem como aquelas que atualmente têm uma dessas condições, têm maior probabilidade de desenvolver depressão sazonal.

No entanto, um médico só alcançará um diagnóstico de SAD se os sintomas de depressão se tornarem mais comuns durante uma estação específica a cada ano.

Causas da depressão sazonal

Os especialistas ainda não têm certeza das causas exatas do SAD. No entanto, estudos apontaram os seguintes fatores:

Produção reduzida de serotonina durante o inverno

A produção de serotonina de uma pessoa geralmente cai durante o inverno.

A serotonina é um neurotransmissor que desempenha um papel fundamental na moderação do humor. Liga-se a uma proteína específica para viajar pelo corpo.

Os níveis dessa proteína geralmente caem durante os meses de inverno para proteger uma pessoa contra o estresse ambiental da estação.

No entanto, um estudo longitudinal de 2016 na revista Brain descobriu que pessoas com SAD não experimentam uma diminuição nos níveis de transportadores de serotonina durante o inverno. O risco é especialmente alto em pessoas propensas a distúrbios afetivos.

Níveis interrompidos de melatonina

A melatonina é um hormônio que influencia os padrões de sono e humor.

O NIMH sustenta que a exposição reduzida à luz solar durante os dias mais curtos do inverno interrompe o equilíbrio da melatonina no organismo.

Produção reduzida de vitamina D

Um estudo de 2018 em ratos, cujos resultados aparecem na revista Genes & Nutrition , encontrou ligações entre a vitamina D e a serotonina que poderiam explicar o início da depressão em algumas pessoas.

O corpo produz vitamina D após a exposição à luz solar. Obter menos luz solar durante os meses de inverno pode explicar o ciclo de sintomas depressivos que caracterizam o SAD.

Diagnóstico

O médico pode fazer as seguintes perguntas para identificar se o SAD está presente ou não:

  • Há quanto tempo a pessoa está apresentando sintomas?
  • Quão severos são os sintomas?
  • Como eles afetam as atividades diárias?
  • Houve alguma mudança nos padrões de sono ou alimentação?
  • A pessoa pode identificar uma mudança de pensamentos e comportamentos durante diferentes estações do ano?
  • Eles podem fornecer informações sobre qualquer histórico médico familiar relevante, como um familiar próximo com depressão, bipolar ou outros distúrbios afetivos?

Como existem vários tipos de depressão, pode levar algum tempo para o médico diagnosticar o SAD com precisão. Nenhum teste médico ou de laboratório está disponível para diagnosticar essa condição. No entanto, o médico pode solicitar alguns testes de diagnóstico, incluindo exames de sangue, para descartar outras doenças ou condições subjacentes.

Os APA não classificam SAD como um distúrbio separado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição (DSM-5). Em vez disso, o SAD é um “especificador de curso”.

Um profissional de saúde só diagnosticará a depressão sazonal se uma pessoa tiver sintomas de transtorno depressivo maior que se desenvolvem e se resolvem em horários específicos a cada ano.

Tratamento

A terapia de luz pode ajudar a tratar a depressão sazonal.

Segundo a APA, uma pessoa pode aliviar os sintomas da SAD aumentando sua exposição à luz solar. Por exemplo, fazer longas caminhadas quando ainda há luz solar pode ajudar.

O tratamento da SAD geralmente envolve medicação, terapia e terapia de mesa de luz.

Os ajustes no estilo de vida também podem ajudar a reduzir o impacto do SAD.

Psicoterapia

Embora o SAD pareça ocorrer devido a alterações na química do cérebro, a terapia focada no humor e no comportamento também pode ajudar. A APA sugere que esse tipo de terapia pode ter um benefício mais duradouro do que tomar medicamentos ou usar uma mesa de luz para controlar o humor.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar as pessoas a monitorar e controlar suas reações a determinadas situações e ambientes com mais êxito. Se uma pessoa pode alterar a maneira como percebe os eventos, seu comportamento também muda com o tempo.

Isso pode ajudar a reduzir a gravidade de seus sintomas durante a estação em que os efeitos do SAD atingem o pico.

Um curso de TCC geralmente inclui um programa individual de exercícios de pensamento e respiração para ajudar uma pessoa a identificar e moderar sentimentos negativos.

Medicação

Um profissional de saúde pode prescrever um antidepressivo, geralmente um inibidor seletivo da recaptação de serotonina. Este tipo de medicamento aumenta os níveis de serotonina.

As pessoas devem sempre seguir as instruções do médico ao tomar esses medicamentos e verificar as informações de prescrição quanto a efeitos colaterais e riscos potenciais.

Terapia de luz brilhante

Se os sintomas de uma pessoa forem graves o suficiente para afetar a função diária, um médico pode recomendar terapia com luz brilhante.

Também conhecida como fototerapia, essa intervenção pode ajudar a restaurar os ritmos circadianos de uma pessoa.

Na terapia com luz intensa, uma pessoa senta-se em frente a uma mesa de luz especializada por um determinado período de tempo todos os dias entre o início do outono e a primavera. Lâmpadas ultravioleta, luzes de espectro total e lâmpadas de bronzeamento não terão o mesmo efeito para pessoas com DAU.

O NIMH recomenda a exposição da caixa de luz o mais rápido possível depois de acordar.

Em geral, as pessoas devem receber terapia de luz por 20 a 60 minutos por dia, dependendo da força da luz.

Opções de estilo de vida

Algumas pessoas com SAD acham que aumentar sua exposição à luz solar natural pode ajudar a aliviar os sintomas. Exemplos incluem abrir persianas e cortinas, aparar árvores ao redor da casa e sentar-se mais perto da janela durante o dia.

Sair todos os dias para um longo período ao ar livre pode ajudar, assim como permanecer social e ativo. A natureza sazonal do SAD significa que o planejamento de atividades antes da temporada pode ajudar a reduzir seu impacto na vida cotidiana.

Da mesma forma, manter exercícios regulares e uma dieta equilibrada e nutritiva é ótimo para a saúde em geral. Eles também podem ajudar uma pessoa a aliviar os sintomas de ansiedade e apoiar um ciclo de sono mais regular.

Pergunta sobre depressão sazonal

A depressão sazonal pode se transformar em um tipo que ocorre durante todo o ano?

Resposta:

Segundo a APA, um profissional de saúde deve diagnosticar SAD, ou transtorno depressivo maior com padrão sazonal, nos episódios subsequentes.

Deve haver uma relação sazonal entre o início de um episódio depressivo maior e uma época específica do ano, como outono ou inverno.

Com isso em mente, os sintomas podem ocorrer a qualquer momento e podem persistir após a melhora dos sintomas do episódio depressivo (por exemplo, no verão).

No entanto, para as pessoas cujo episódio começou no outono ou no inverno e não resolveu no verão, seria um transtorno depressivo maior.

A manutenção cuidadosa dos sintomas pode ajudar o profissional de saúde mental da pessoa a definir o tipo de transtorno depressivo maior que ela possui e sugerir um plano de tratamento apropriado.

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