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Creatina Para Depressão

Creatina Para Depressão e Ansiedade

Pesquisas Sobre Creatina Para Depressão

Creatina Para Depressão – A creatina é um aminoácido que ocorre naturalmente, tipicamente associado ao fornecimento de combustível para rajadas intensas de energia durante exercícios de alta intensidade e curta duração, como levantar pesos ou correr.

Um novo estudo constata que o suplemento alimentar também pode ajudar as mulheres a superar a depressão maior .

Em um novo estudo, os pesquisadores descobriram que mulheres com transtorno depressivo maior (MDD) – também conhecido como depressão clínica – que aumentaram seu antidepressivo diário com 5 gramas de creatina responderam duas vezes mais rápido e experimentaram a remissão da doença duas vezes a taxa de mulheres que tomou o antidepressivo sozinho.

Resultado sobre creatina para depressão

Os pesquisadores dizem que tomar creatina sob a supervisão de um médico pode fornecer uma maneira relativamente barata para mulheres que não responderam bem aos antidepressivos SSRI (inibidor seletivo da recaptação da serotonina) para melhorar seus resultados de tratamento.

“Se conseguirmos que as pessoas se sintam melhor mais rapidamente, é mais provável que continuem com o tratamento e, finalmente, tenham melhores resultados”, disse o psiquiatra Perry F. Renshaw, MD, Ph.D., MBA, autor sênior do estude.

Embora os pesquisadores sejam rápidos em apontar que as descobertas precisam ser replicadas em ensaios maiores, os benefícios de tomar creatina para depressão podem ajudar muitos brasileiros a combater a depressão maior.

Melhorar o tratamento da depressão não apenas ajudará os indivíduos, mas também proporcionará economias significativas em ambientes hospitalares e ambulatoriais. Especialistas dizem que o ganho econômico inesperado traria um impulso significativo aos cofres estaduais e federais.

O mecanismo pelo qual a creatina atua contra a depressão não é conhecido com precisão, mas Renshaw e seus colegas sugerem que o efeito pró-energético da suplementação de creatina, incluindo a produção de mais fosfocreatina, pode contribuir para a resposta anterior e maior aos antidepressivos.

O estudo de oito semanas incluiu 52 mulheres sul-coreanas, com idades entre 19 e 65 anos, com transtorno depressivo maior. Todas as mulheres tomaram o antidepressivo Lexapro (escitalopram) durante o julgamento.

Vinte e cinco das mulheres receberam creatina com o Lexapro e 27 receberam um placebo. Nem os participantes do estudo nem os pesquisadores sabiam quem recebeu creatina ou placebo.

Oito mulheres no grupo da creatina e cinco no grupo do placebo não terminaram o estudo, deixando um total de 39 participantes. Os participantes foram entrevistados no início do estudo para estabelecer linhas de base para a depressão e depois foram verificados em duas, quatro e oito semanas.

No estudo, os pesquisadores usaram três medidas para verificar a gravidade da depressão, com os resultados primários sendo medidos pela Hamilton Depression Rating Scale (HDRS), uma ferramenta bem aceita.

Os pesquisadores descobriram que o grupo que recebeu creatina para depressão apresentou taxas de melhora significativamente mais altas no HDRS em duas e quatro semanas (32% e 68%) em comparação com o grupo placebo (3,7% e 29%).

Surpreendentemente, no final de oito semanas, metade das pessoas no grupo creatina não mostrou sinais de depressão em comparação com um quarto no grupo placebo. Não houve efeitos colaterais adversos significativos associados à creatina.

Os resultados são importantes porque os antidepressivos geralmente não começam a funcionar até quatro a seis semanas. Ainda assim, a pesquisa sugere que quanto mais cedo um antidepressivo começar a funcionar, melhor será o resultado do tratamento.

Como resultado, Renshaw e seus colegas estão animados com os resultados deste primeiro estudo. “Fazer com que as pessoas se sintam melhor mais rapidamente é o Santo Graal no tratamento da depressão”, diz ele.

Creatina para depressão em homens

Os pesquisadores dizem que futuros esforços de pesquisa testarão suplementos de creatina para depressão em homens e mulheres. O estudo da Universidade da Coréia do Sul e da Universidade de Utah é publicado no American Journal of Psychiatry online

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